A fotografia de objetos (publicitária ou still) engloba muitos temas de fotografia, dentre eles a de alimentos. E, dentro da própria fotografia de alimentos, podemos considerar algumas subdivisões e peculiaridades. Uma delas, talvez a mais complicada, é capturar alimentos congelados. E hoje em dia estão em alta as paletas mexicanas, ou seja, mais trabalho para fotógrafos de alimentos.
1. Derretimento
Alimentos congelados são um pouco mais difíceis de fotografar, justamente pela sua condição física. Os picolés geralmente demoram mais para derreter do que o sorvete. Picolés de fruta (base de água) são os que demoram mais para derreter. Já os picolés a base de leite derretem mais rápido.
Então como é de se esperar, o ambiente sempre precisa estar bem refrigerado com o ar condicionado ligado a pelo menos 1 hora.
2. Preparando a cena antes
Então antes de tirar o picolé do congelador, é preciso planejar a cena a ser fotografada, testar a luz e já prever onde o picolé entrará em cena. Depois de tudo testado e já conferido, é que se leva o picolé para a cena. Em geral, para alimentos, uma iluminação contra-luz é mais interessante, pois ressalta os relevos dos alimentos – combinado com iluminação frontal de preenchimento.
3. Casting: é preciso ser rápido!
Escolher os picolés que tiverem o melhor formato, e sem cristais de gelo por cima. Caso o picolé apareça esbranquiçado na foto, pode-se borrifar água nele (mas cuidado, pois a água depois cristaliza e volta a ficar esbranquiçado). Pode-se pegar uma faca lisa ou espátula para raspar os cristais de gelo (cuidando para não marcar o picolé).
4. Hora do clique principal
Já com a câmera fixa no tripé (visão aérea), traga os picolés escolhidos para a cena, e você terá pouco tempo antes que comecem a derreter, em geral se tem até 3 minutos. Posicionados os picolés, faz-se a primeira foto superior.
5. Cliques secundários devem ser rápidos
Após garantida e conferida a foto principal, eu retiro a câmera do tripé e faço algumas fotos de ângulo mais baixo, com vários enquadramentos (horizontal, vertical, inclinada, plano geral, close), rodeando a cena. Em geral, eu faço em média 30 fotos em outros ângulos. Isso tudo sendo muito rápido.
6. Pós-produção
O tratamento das fotos geralmente não é muito complicado. Exceto fotos still em fundo branco, essas por serem fotografadas em close, exigem um tratamento mais minucioso.