Toca o telefone:
– Alô, você que fotografa alimentos?
– Sim, pois não?
– Quanto você cobra para fotografar pratos de comida?
A resposta não é tão simples.
Por isso não existe um valor “padrão”.
Iniciando o diálogo no telefone, vou colhendo mais informações, e buscando entender a necessidade da pessoa/empresa interessada. E aí temos algumas variáveis, como PRAZO, LOCALIZAÇÃO DO CLIENTE, ONDE SERÃO USADAS e é claro ORÇAMENTO. Junta tudo isso, e temos um orçamento.
Na fotografia de Alimentos, hoje trabalhamos resumidamente com 4 perfis de clientes:
- Indústria de Alimentos
- Pequenas empresas de alimentos prontos/congelados
- Redes de Franquias
- Restaurantes e Bares
De cima pra baixo, temos os maiores clientes e os menores clientes.
Por ordem, temos então clientes com MAIORES e MENORES verbas, simples assim. Significa também que por ordem, são trabalhos MAIS complexos e MENOS complexos. Não se trata apenas de verba, mas de COMPLEXIDADE DO PROJETO e RESPONSABILIDADE.
Em um próximo post explicarei melhor cada um desses perfis de clientes.