A Indústria Alimentícia demanda constantemente de imagens de grande apelo visual, pois esse é o seu principal fator de convencimento no momento da compra pelos seus consumidores. Em uma gôndola de supermercado por exemplo, são milhares de produtos e marcas diferentes, disputado a atenção do consumidor. Quem convencer melhor, vai para o carrinho de compras.
Diferente de um trabalho realizado para restaurantes, onde geralmente o trabalho é cobrado por DIÁRIA de fotos, para a indústria alimentícia geralmente o trabalho é cobrado POR FOTO.
Claro, pois difere completamente a forma de trabalho. Há um planejamento muito maior, uma atenção extra aos detalhes da produção, e um trabalho de tratamento e manipulação de imagens muito maiores. É muito comum também o processo de manipulação de imagens consumir muito mais horas de trabalho do que a produção da fotografia.
PRODUÇÃO
É muito comum uma imagem apenas levar 1 dia inteiro para a produção. Ou em alguns casos onde depende de uma aprovação de várias pessoas, é comum que uma produção fique exposta por 2 ou 3 dias, seguindo com alguns ajustes até que se chegue no resultado esperado.
Uma produção de fotos em um restaurante por exemplo, é feita no próprio local. Já uma foto para a Indústria em 99% das vezes é produzida em estúdio, justamente por essa complexidade.
MANIPULAÇÃO DE IMAGEM
Em muitos casos, a imagem é construída por PARTES, por vários motivos, dependendo do tipo do projeto. Mas a grande vantagem de se trabalhar com uma imagem que será “construída” na pós-produção é a opção de adequar o seu FORMATO as dimensões e layout da embalagem final. Em alguns momentos uma mesma imagem tem aplicação VERTICAL e HORIZONTAL, e dessa forma facilita muito.
MOCKUPS DE EMBALAGENS
Além de produzir imagens que serão utilizadas nas embalagens, outra demanda de imagens é de FOTOS das embalagens dos produtos. Essas imagens são usadas por exemplo em encartes de supermercados. Ou então em publicidade, divulgação em redes sociais, etc.
Algumas embalagens rígidas são mais simples de serem fotografadas. Porém há algumas outras de embalagens mais maleáveis, que não são muito fáceis. Veja o exemplo abaixo, de queijo parmesão. A embalagem quando chega ao supermercado já vem muito amassada e arranhada. Então um MOCKUP é produzido com base nela. A sua embalagem plástica é refeita na manipulação de imagem, o resultado é uma imagem muito mais agradável.
E os Mockups não servem apenas para serem usadas em encartes de supermercados ou catálogo de produtos. Eles podem ser usadas também em composições de imagens publicitárias.
No próximo post explicarei um pouco do mercado de micro e pequenas empresas de alimentos congelados (comidas rápidas prontas), outro tipo de mercado que vem crescendo bastante.