Um ramo que vem crescendo a cada ano é o de Refeições Rápidas Congeladas, de Pequenas Empresas.
Cada vez mais as pessoas estão tendo menos tempo, e a nova geração não tem mais paciência para ficar preparando refeições todos os dias. Aí que entram as pequenas empresas de refeições rápidas congeladas. Refeições prontas congeladas que encontramos em supermercados geralmente possuem muitos aditivos e conservantes, com alto teor de sódio, gordura e açucares. E um ramo muito grande de empresas oferece a praticidade das refeições prontas, mas com um toque caseiro ou mais leves. São empresas pequenas, muitas vezes familiares. E muitas dessas marcas inclusive conseguem espaço nas gôndolas dos supermercados ao lado de grandes indústrias alimentícias.
E um perfil de clientes que cresce ano a ano é o de Alimentação Saudável ou Fitness. Geralmente são vendidas em porções individuais, voltado para o público que busca uma alimentação saudável e equilibrada, ou então aos atletas que buscam na alimentação um complemento para os resultados nos treinos.
É um perfil de indústria bem menor, mas que também tem a necessidade de imagens dos seus produtos para usar em suas embalagens e divulgação em geral, pois muitas dessas empresas tem marcas de produtos que são comercializados em grandes redes de supermercados. Com uma verba de investimento menor, também é possível realizar um trabalho que torne os produtos mais apresentáveis.
Veja abaixo um exemplo do trabalho de Food Styling para uma marca de refeição fitness. Mesmo sendo uma refeição que vem misturada, ela precisa ser trabalhada para a fotografia, logo o prato é remontado para esta finalidade.
Além da importância visual de despertar o apetite, uma foto é carregada de informações que precisam ser transmitidas: os os diversos alimentos que compõe a refeição, os temperos, se são alimentos secos/suculentos/líquidos, quente/frio, mole/crocante, denso/aerado, etc.
Uma foto de alimento precisa principalmente transmitir as SENSAÇÕES, esse talvez seja o principal apelo na fotografia de alimentos.