Na fotografia, cada situação requer uma lente específica. A câmera é acessório, pois o mais importante está na qualidade das lentes utilizadas.
Para fotos macros de jóias por exemplo, imprescindível uma lente micro, como a 105mm macro. Para um retrato pode ser uma 50mm, ou então uma tele. Para conseguir aqueles super closes, uma 70-200mm ou então 80-400mm. Fotos de surf (fora da água) já pedem uma 500 ou 600mm. Quanto maior o número do mm, maior é o “zoom”.
Já para arquitetura ou fotos de ambiente/decoração, uma lente imprescindível é uma grande-angular (GA). Com ela se consegue fotografar ambientes pequenos com uma abertura muito grande. Algumas lentes consegue pegar 180 graus de imagem, dá pra imaginar?
Mas existem dois tipos de lente grande-angular:
1) a fish-eye ou olho-de-peixe: bastante conhecida por causar um efeito típico de arredondamento das bordas.
2) a “normais“: uma lente que tenta corrigir essa anormalidade do arredondamento. Como resultado se consegue linhas retas ao invés de curvadas. Pois é esse tipo de lente que é mais comumente utilizada em arquitetura.
Exemplo de uma foto tirada com uma lente olho-de-peixe. Fica muito nítido o seu efeito arrendondado. (imagem de MrLomo)
Acima uma foto tirada com uma lente NÃO fish-eye: as linhas ficam quase totalmente retas. (imagem de Sigurd R)
Mas nem tudo é perfeito. Tirando uma foto de baixo, a perspectiva fica muito forçada. Aí que entra o bom Photoshop para correção destas distorções.
Compare os exemplos abaixo da foto original (arquivo bruto da câmera), com a imagem final:
Correção de distorção, além de outros ajustes como cores, brilho e suavização das sombras.
Outro exemplo de foto que precisou de correção de distorção da lente.
Sempre tento fazer as fotos para ter o mínimo possível de edição posterior, a foto fica mais natural e principalmente perco menos tempo no tratamento e edição.. Mas em alguns casos, é preciso recorrer a edição para limpar elementos indesejados, deixar a cena mais agradável. Um exemplo abaixo de edição:
Edição da foto para limpar elementos indesejados.
Na maioria dos casos em fotografia de arquitetura e interiores se usa uma grande-angular, mas pode-se também utilizar lentes normais ou teles, para capturar imagens de detalhes. Tudo depende do que se deseja fotografar e o conceito que se deseja passar com aquela foto.
Veja mais fotos de arquitetura no site www.danielalexandre.com.br/photo ou no meu Flickr.